Páginas


Bem vindos ao blog do Frei Flávio Henrique, pmPN

Caríssimos(as),
é, sim, nosso objetivo, "provocar" a reflexão para poder confrontar o modelo mental instalado e o paradigma de conhecimento que se arrasta há mais de cinco séculos, na esteira do renascentismo, do humanismo, da reforma protestante, do iluminismo e de todo processo de construção do conhecimento que atenta contra a Razão sadia - que inexiste sem o discurso metafísico - e contra a Verdadeira Fé, distorcida pelos pressupostos equivocados das chamadas nova exegese e nova teologia. (Ler toda introdução...)


* "PROVOCAÇÕES" MAIS ACESSADAS (clique no título):

*1º Lugar: Arquidiocese de Juiz de Fora reconhece avanço da Obra do Pater Noster...

*2º Lugar: Lealdade, caráter e honestidade... no fosso de uma piada!

*3º Lugar: Fariseu ou publicano, quem sou?

*4º Lugar: Retrospectivas e balanços de fim de ano...

*5º Lugar: “A sociedade em que vivemos”: um big brother da realidade...

* "PROVOCAÇÕES" SUGERIDAS:

*Em queda livre na escuridão...

*Somos todos hipócritas... em níveis diferentes, mas, hipócritas!

*Vocação, resposta, seguimento...

*O lugar da auto piedade...

*A natureza íntima da corrupção...

domingo, 23 de janeiro de 2011

O cego de Jericó - p/ Dom Farès Maakaroun

Amados filhos e filhas,

“Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!” grita o cego com confiança. Responde Jesus: “Chamai-o!”, e acrescenta: “Que queres que te faça?”.

Deus é Luz e Criador da Luz. O homem é filho da Luz, criado para ver a Luz, mas perdeu a vista, e é obrigado a mendigar.

Ao seu lado passa o Senhor, que se fez mendicante por nosso amor, sedento da nossa fé e da nossa percepção da vida plena. “Que queres que te faça?”.

Deus conhece o que cada um de nós quer, mas pergunta. Deus quer que seja o homem a falar. Quer que o homem fique em pé dignamente, que reencontre a coragem para pedir o que lhe cabe para a sua Verdadeira Felicidade.

O Pai quer ouvir da voz do filho a livre vontade de ver novamente a Luz, aquela Luz para a qual foi criado. “Rabôni, que eu veja novamente! E Jesus disse-lhe: “Vai, a tua Fé te salvou.” No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Como o cego de Jericó, todos nós devemos dirigir nossa Confiança, a nossa Fé a Jesus, com muita dignidade de filhos. Sim, a nossa Fé em Jesus Cristo, que quando bem compreendida e praticada, guia os homens à Liberdade na Verdade, na Vida e no Espírito.

O cego curado, ao seguir Jesus ao longo da estrada, representa a humanidade, que iluminada pela Fé, coloca-se em caminho rumo à terra prometida. O cego, por sua vez, torna-se testemunha da Luz; descreve e demonstra pessoalmente que foi curado, renovado, regenerado.

Como o cego de Jericó, precisamos do Dom da Vista Espiritual: o Dom da Fé, mediante a qual conhecemos a Deus e as grandes obras de Deus na nossa vida.

Como o cego de Jericó, precisamos "VER" através da Fé, para nos ajudarmos uns aos outros, afinal, este ver através da Fé está confiado à nossa vontade humana e ao nosso zelo.

Como o cego de Jericó, precisamos, nos momentos mais sombrios da nossa vida, ver o Espírito Santo agindo e transformando os nossos corações e mentes.

Amém! Aleluia!

Dom Farès Maakaroun

Arcebispo da Igreja Católica Apostólica Greco-Melquita no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário