Páginas


Bem vindos ao blog do Frei Flávio Henrique, pmPN

Caríssimos(as),
é, sim, nosso objetivo, "provocar" a reflexão para poder confrontar o modelo mental instalado e o paradigma de conhecimento que se arrasta há mais de cinco séculos, na esteira do renascentismo, do humanismo, da reforma protestante, do iluminismo e de todo processo de construção do conhecimento que atenta contra a Razão sadia - que inexiste sem o discurso metafísico - e contra a Verdadeira Fé, distorcida pelos pressupostos equivocados das chamadas nova exegese e nova teologia. (Ler toda introdução...)


* "PROVOCAÇÕES" MAIS ACESSADAS (clique no título):

*1º Lugar: Arquidiocese de Juiz de Fora reconhece avanço da Obra do Pater Noster...

*2º Lugar: Lealdade, caráter e honestidade... no fosso de uma piada!

*3º Lugar: Fariseu ou publicano, quem sou?

*4º Lugar: Retrospectivas e balanços de fim de ano...

*5º Lugar: “A sociedade em que vivemos”: um big brother da realidade...

* "PROVOCAÇÕES" SUGERIDAS:

*Em queda livre na escuridão...

*Somos todos hipócritas... em níveis diferentes, mas, hipócritas!

*Vocação, resposta, seguimento...

*O lugar da auto piedade...

*A natureza íntima da corrupção...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

VIDA e EMBRIÕES!

Você conhece alguém que ame a morte? Algumas pessoas, talvez, machucadas ou decepcionadas podem chegar - num momento de fraqueza e cansaço - pensar que desejam morrer. Mas este é um pensamento falso, um grito íntimo de revolta e desespero contra a situação que tira da pessoa exatamente o que ela espera: situações de vida... realizações na vida! Fato é: ninguém ama a morte.

A vida é um dom. Nós a administramos, sim. Mas, não nos pertence. Por isto ninguém tem o direito de atentar contra a própria vida ou contra a vida de quem quer que seja. A vida deve seguir seu curso natural do primeiro momento até o último.

Surge então a pergunta: quando começa a vida? Hoje, o conhecimento e a tecnologia permitem o mergulho na natureza íntima da existência humana: o DNA! As respostas que o homem busca sobre si mesmo, sobre sua origem primeira, enfim, a solução para os dramas que estão associados à vida não podem, em absoluto, legislar contra a vida, outorgando à sociedade instrumentos de morte como solução para estes impasses.

A Igreja é guardiã da vida. Sempre foi. Sempre será. Jamais poderá se compactuar com uma “cultura de morte” (Papa João Paulo II), mesmo que para isto - para defender o direito à vida - coloque sua própria existência sob ameaça da truculência do século.

A Arquidiocese de Juiz de Fora, a CODEVIDA (Comissão Arquidiocesana em Defesa da Vida) e a Obra dos Pequenos Monges do Pater Noster, no intuito de estimular as melhores mentes da comunidade juizforana em torno desta que está se tornando a principal pauta em discussão no cenário nacional, atraindo os olhares do mundo para a postura do Brasil nesta questão, realizarão na Faculdade de Medicina da UFJF, no dia 03 de dezembro de 2010 o II SIMPÓSIO de BIOÉTICA: VIDA e EMBRIÕES!

Pe. Frei Flávio Henrique, pmPN

Confira a programação, divulgue e participe:

II Simpósio VIDA e EMBRIÕES!

Local: Anfiteatro de Medicina da UFJF

Data: 03 de dezembro de 2010

Programação:

· 09:00 – Abertura (Dom Gil Antônio Moreira)

· 09:30 – Apresentação do filme O grito silencioso

· 10:00 – Enfoques e abordagens:

- Filosófica (Pe. Elílio de Faria Matos)

- Jurídica (Dr. Victor Paschoalim de Castro)

- Científica (Dr. Ivan Augusto Vaz de Melo)

- Ética (Pe. Frei Flávio Henrique de Castro, pmPN)

· 14:30 – Aborto! Problema de saúde pública sim: SPA (Síndrome Pós Aborto) (Pe. Frei Flávio Henrique de Castro, pmPN)

· 15:15 – Considerações sobre a SPA (Membros da CODEVIDA: Dr. Ivan Augusto, Luciana Lobo, Zânia Batista)

Um comentário: