Páginas


Bem vindos ao blog do Frei Flávio Henrique, pmPN

Caríssimos(as),
é, sim, nosso objetivo, "provocar" a reflexão para poder confrontar o modelo mental instalado e o paradigma de conhecimento que se arrasta há mais de cinco séculos, na esteira do renascentismo, do humanismo, da reforma protestante, do iluminismo e de todo processo de construção do conhecimento que atenta contra a Razão sadia - que inexiste sem o discurso metafísico - e contra a Verdadeira Fé, distorcida pelos pressupostos equivocados das chamadas nova exegese e nova teologia. (Ler toda introdução...)


* "PROVOCAÇÕES" MAIS ACESSADAS (clique no título):

*1º Lugar: Arquidiocese de Juiz de Fora reconhece avanço da Obra do Pater Noster...

*2º Lugar: Lealdade, caráter e honestidade... no fosso de uma piada!

*3º Lugar: Fariseu ou publicano, quem sou?

*4º Lugar: Retrospectivas e balanços de fim de ano...

*5º Lugar: “A sociedade em que vivemos”: um big brother da realidade...

* "PROVOCAÇÕES" SUGERIDAS:

*Em queda livre na escuridão...

*Somos todos hipócritas... em níveis diferentes, mas, hipócritas!

*Vocação, resposta, seguimento...

*O lugar da auto piedade...

*A natureza íntima da corrupção...

sexta-feira, 11 de março de 2011

PARABÉNS DOM SPIRIDON!!!

Caros leitores,

Após alguns dias sem postar neste blog, retomamos nosso itinerário de "provocações" reflexivas com a postagem dessa bela mensagem de Dom Fáres parabenizando o estimado Dom Spiridon Mattar, Eparca Emérito da Igreja Melquita no Brasil, pelo aniversário natalício em primeiro de março. Fazemos das belas palavras de nosso Arcebispo Melquita o eco de nossos mais sinceros votos de felicidade a Dom Spiridon!

Pe. Frei Flávio Henrique, pmPN

90 ANOS DE VIDA

01 de Março de 2011

Meu Amigo Dom Spiridon é o meu outro eu!

Vencer o mal com o bem, e dar retorno de benefícios por agravos, é assim que sempre agiu o meu Amigo Dom Spiridon. O Justo!

Será como a árvore plantada junto às correntes das águas, que dará fruto ao seu tempo”. (Sl 1, 3)

As águas, de que nos fala o Salmista, são os dons da Graça, pelos quais Deus irriga o justo, o meu Amigo Dom Spiridon, para que sempre cresça e produza fruto. Suas correntes são o seu sopro, pois, de fato, está escrito: “O Espírito sopra onde quer; e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai”. (Jo 3, 8)

Assim como as águas, o Espírito Santo, aproximando-se e afastando-se de nós, também flui e reflui. Flui para a nossa justificação, reflui para a nossa humilhação. Aproxima-se para que cresçamos, afasta-se para que não nos ensoberbeçamos. Flui para que cresçamos na virtude e reflui para que não nos ensoberbeçamos da virtude por causa da abundância da graça. A fonte destas águas é Cristo, seus rios são os dons pelos quais o justo, meu Amigo Dom Spiridon germina, cresce e se consuma pela perfeição.

Nesta árvore a raiz é a Fé, origem e fundamento de todas as demais Virtudes e a raiz das Boas Obras. Por esta raiz o Justo, meu amigo dom Spiridon, é plantado em Deus, e sem ela não se produz nenhum Bom Fruto, como diz o Apóstolo: “Sem Fé é impossível agradar a Deus”. (Hb 11, 6)

Quão boa, pois, é esta raiz! Dela toma início o Bem e a Vida do meu Amigo Justo Dom Spiridon.

O tronco designa a esperança dos Bens Celestes, pela qual nos elevamos e nos fortificamos, elevando-nos do que é transitório para o que é Eterno.

Os ramos são a Caridade, que se eleva para o alto pelo Amor de Deus, e se estende para os lados pelo Amor do Próximo.

A medula, que interiormente permanece oculta, significa a intenção do coração; a casca, visível para todos, é a superfície manifesta da Boa Conversação. A intenção do coração diz respeito apenas à consciência, mas a superfície da conversação diz respeito também à fama. A primeira é julgada somente por Deus; a segunda, também pelo próximo. Por este motivo a primeira apenas a ti aproveita, mas a segunda pode aproveitar tanto para ti como para o teu próximo, se ele quiser te imitar.

As folhas pelas quais a árvore se reveste significam as boas ações, pelas quais o meu Justo amigo Dom Spiridon é circundado e ornamentado. A frondosidade da folhagem exprime a perseverança e a perpetuidade da ação do meu Amigo Justo Dom Spiridon.

As flores, por causa de seu perfume, significam a boa fama. A árvore frondosa e frutífera levanta a sua folhagem para o céu quando diz, como São Paulo, que “nossa conversação está nos céus”, (Fl 3, 20) e possui flores perfumadas quando diz também: “Nós somos diante de Deus o Bom Odor de Cristo em todo o lugar”. (II Cor 2, 15)

Destas flores está escrito que “É melhor o bom nome do que os bálsamos preciosos”. (Ecl 7, 1)

Assim completa 90 anos, o meu justo amigo Dom Spiridon, a quem posso me referir.

Bem Aventurado Dom Spiridon, cujas Virtudes posso enumerar em minha vida para imitar, cujo suas Orações imploro, por cujas Palavras fui tantas vezes iluminado, por cujo Exemplo me moldo.

Meu Amigo Justo Dom Spiridon, como filho imito o pai, como discípulo o mestre, como servo o senhor, como soldado o condutor, como ovelha o pastor.

Está água, efetivamente, irrigou o jardim de seu coração, nascendo em ti a raiz da Fé, o tronco da esperança se fortaleceu, os ramos do teu amor se levantaram e se estenderam, produzindo as folhas da Boa Obra, as flores da Boa Opinião e os frutos do Bem.

Por isso, meu Justo Amigo Dom Spiridon, “Deus enxugará todas as lágrimas dos olhos” (Ap. 21, 4) de seus homens justos, e dará “o que o olho não viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais passou pelo coração do homem”, isto é, “o que Deus preparou para aqueles que o amam”, (I Cor 2,9)

Sendo assim, só me resta desejar um Feliz Aniversário Meu Justo Amigo Dom Spiridon,

Dom Farès Maakaroun.

Arcebispo da Igreja Católica Apostólica Greco-Melquita no Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário