Páginas


Bem vindos ao blog do Frei Flávio Henrique, pmPN

Caríssimos(as),
é, sim, nosso objetivo, "provocar" a reflexão para poder confrontar o modelo mental instalado e o paradigma de conhecimento que se arrasta há mais de cinco séculos, na esteira do renascentismo, do humanismo, da reforma protestante, do iluminismo e de todo processo de construção do conhecimento que atenta contra a Razão sadia - que inexiste sem o discurso metafísico - e contra a Verdadeira Fé, distorcida pelos pressupostos equivocados das chamadas nova exegese e nova teologia. (Ler toda introdução...)


* "PROVOCAÇÕES" MAIS ACESSADAS (clique no título):

*1º Lugar: Arquidiocese de Juiz de Fora reconhece avanço da Obra do Pater Noster...

*2º Lugar: Lealdade, caráter e honestidade... no fosso de uma piada!

*3º Lugar: Fariseu ou publicano, quem sou?

*4º Lugar: Retrospectivas e balanços de fim de ano...

*5º Lugar: “A sociedade em que vivemos”: um big brother da realidade...

* "PROVOCAÇÕES" SUGERIDAS:

*Em queda livre na escuridão...

*Somos todos hipócritas... em níveis diferentes, mas, hipócritas!

*Vocação, resposta, seguimento...

*O lugar da auto piedade...

*A natureza íntima da corrupção...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi - Dom Fáres Maakaroun

Corpus Christi:

A nossa Fé na Eucaristia

A festa de Corpus Christi para nós cristãos, significa a nossa reafirmação em Jesus Cristo Vivo, no meio de nós, realmente presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

A Eucaristia é o Dom que Jesus Cristo faz de Si Mesmo, nos revelando o Amor Infinito de Deus por todos os homens. Por isso, neste dia de Corpus Christi adoramos, louvamos e agradecemos ao Senhor Nosso Deus, por Seu Amor Eterno.

Sabemos que foi na Quinta Feira Santa, o dia em que Cristo, na vigília da Sua Paixão, instituiu no Cenáculo a Santíssima Eucaristia. O Corpus Christi constitui assim a nossa lembrança do Mistério da Quinta Feira Santa, quase em obediência ao convite de Jesus para “proclamar sobre os telhados” o que Jesus Cristo nos transmitiu no segredo (Mt 10, 27).

Os Apóstolos receberam do Senhor o Dom da Eucaristia na intimidade da Última Ceia, mas destinava-se a todos nós. Eis porque deve ser proclamado e exposto abertamente, para que todos possam encontrar Jesus que passa como acontecia pelas estradas da Galileia, da Samaria e da Judéia; para que todos, recebendo-O possam ser curados e renovados pela força do Seu Amor.

Todos os sacerdotes exclamam depois da consagração: “Mistério da Fé!”, precisamente porque se trata de uma realidade misteriosa que ultrapassa a nossa razão, não devemos surpreender-nos se também hoje muitos têm dificuldade em aceitar a Presença Real de Cristo na Eucaristia. Não pode ser de outra forma. Foi assim desde o dia em que, na sinagoga de Cafarnaum, Jesus declarou abertamente ter vindo para nos dar em alimento a sua carne e o seu sangue (Jo 6, 26-58).

As Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, significam que a Eucaristia permanece sinal de contradição e não pode deixar de sê-lo, porque um Deus que se faz carne e se sacrifica a si mesmo pela vida do mundo põe em contradição a sabedoria dos homens. Mas com humilde confiança, a Igreja Católica faz sua a Fé de Pedro e dos outros Apóstolos, e com eles proclama, e nós proclamamos: “A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68).

Sim, é certeza para nós cristãos: O pão transforma-se em carne, o vinho faz-se sangue. A Eucaristia é o alimento destinado àqueles que no Batismo foram libertados da escravidão dos sofrimentos inúteis e se tornaram filhos; é o alimento que ampara no longo caminho através do deserto da existência humana. Como o maná para o povo de Israel, assim para cada geração cristã a Eucaristia é alimento indispensável que ampara enquanto atravessamos as dificuldades dessa vida, necessitados de Amor e Perdão incondicionais. Jesus vem ao nosso encontro e nos infunde Esperança: Ele Mesmo é o pão da vida: “O pão vivo descido do céu; quem come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 51).

É Vontade Divina que cada um de nós, se alimente da Eucaristia, porque a Eucaristia é para todos.

Hoje, festa do Corpus Christi, louvemos e adoremos a Cristo que se imolou por cada um de nós, e se oferece na Eucaristia todos os dias para nós.

Amados filhos e filhas, caminhemos pelas estradas do mundo sabendo que temos ao nosso lado, Jesus Cristo, que somos amparados por Ele em todas as horas de alegria e de tristezas.

Amém! Aleluia!

+ Dom Farès Maakaroun

DO LIBANO E DE NOSSO SANTO SINODO

Nenhum comentário:

Postar um comentário